quarta-feira, fevereiro 05, 2003

:: Chove chuva, chove sem parar ::

Chuva de meteoros vai durar quatro meses


A maior chuva de estrelas de todas as registradas até agora pelos astrônomos começará no próximo dia 1º de fevereiro e vai durar até o fim de maio, informou hoje o Centro Astronômico da Academia de Ciências da Rússia (CAACR). Trata-se de uma das correntes mais famosas de meteoros, chamadas de virginidas devido ao local de sua procedência, a constelação de Virgem.

Diferentemente da chuva de estrelas mais espetacular, as leônidas, que caem em dezenas ou centenas, a cada hora poderão ser vistas no céu noturno cerca de dez virginidas. Esta baixa intensidade demonstra que é uma das chuvas meteóricas mais antigas da galáxia, segundo o CAACR.

Os meteoros representam partículas de rocha e metal que, ao entrar na atmosfera se aquecem até a incandescência gerando o fenômeno luminoso conhecido como estrela cadente. Conforme os especialistas do CAACR, o período de melhor visualização será entre os dias 15 e 28 de março, e será melhor vista do hemisfério sul do planeta.

As chuvas de meteoros são um espetáculo que não requer instrumento algum para serem apreciadas e os astrônomos aconselham se afastar o máximo possível das luzes da cidade para contemplá-las.


Taí uma chuva que eu vou me amarrar!!!

:)))

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial