sexta-feira, janeiro 24, 2003

:: Harry Potter e A Ordem da Fênix ::

Espera pelo 5º livro faz "Pottermania" voltar com força total


LONDRES (Reuters) - Finalmente ele está pronto para mais uma rodada de magia -- e as crianças do mundo mal podem esperar. De Toronto a Sydney, a contagem regressiva já começou para milhões de crianças e adolescentes, fãs que aguardam, ansiosos, pelo lançamento do volume mais recente na saga de Harry Potter.

A data mágica é 21 de junho, dia a partir do qual pais em todo o mundo podem antever um pouco de paz e tranquilidade enquanto seus filhos devoram as 255 mil palavras de "Harry Potter and the Order of the Phoenix".

O quarto livro da série, "Harry Potter e o Cálice de Fogo", quebrou recordes em todo o mundo e continua a figurar em listas dos livros mais vendidos em vários pontos do planeta. Lançado em julho de 2000, foi o livro de vendagem mais rápida da história no primeiro fim de semana em que esteve nas livrarias.

O bruxinho adolescente também já é visto no cinema, tendo gerado mais de 1,7 bilhão de dólares de arrecadação sobre dois filmes.

E a Pottermania não dá sinais de estar perdendo força. O quinto livro já virou best-seller mesmo sem ter chegado às lojas, devido aos pedidos antecipados registrados junto às livrarias online.

Nos Estados Unidos, a maior rede mundial de livrarias está pronta para a invasão. A Barnes and Noble vai deixar suas lojas abertas até tarde da noite em 20 de junho, para poder começar a vender o livro à meia-noite.

Na livraria infantil Books of Wonder, em Nova York, a gerente Jennifer Lavonier se disse surpresa com o número de ligações que a firma vem recebendo, dizendo que aumentou tremendamente depois do anúncio do lançamento do volume 5 de Harry Potter.

MILHÕES DE CÓPIAS

A autora J.K. Rowling tem sido saudada como salvadora da indústria editorial, responsável por mostrar os prazeres da leitura a toda uma nova geração de crianças, nesta nossa era de PlayStation e Pokemon.

O fenômeno se repete no Japão. "A edição japonesa do quinto livro de Harry Potter deve chegar às livrarias no final do ano", disse Hitoshi Nishikawa, da livraria Maruzene, em Tóquio, uma das maiores do Japão.

"Quando chegar, vai vender bem. Não há dúvida alguma disso. Quando o quarto livro saiu, muitas livrarias em todo o país abriram horas antes do horário normal e venderam milhões de cópias."

Mas nem todos se dispõem a saudar Potter de braços abertos.

O menino bruxinho já provocou protestos vindos desde o sul dos Estados Unidos até a Austrália, onde seus livros foram proibidos em 60 escolas mantidas por igrejas. Harry já foi criticado por religiosos em sermões feitos em países tão distintos quanto Alemanha e Taiwan.

Na Bulgária, um padre da Igreja Ortodoxa disse que os livros são "Aids espiritual" para os leitores, à medida em que enfraquecem seu sistema imunológico contra o ataque da magia negra, tornando-os mais vulneráveis ao mal.


Acho muito hilário esses protestos religiosos contra Harry Potter, ainda que isso não seja nenhum fenômeno especial. Afinal, Galileu quase foi queimado pela Inquisição por sua obra "Os Diálogos sobre os Dois Maiores Sistemas do Mundo".

Mas longe de mim em igualar as duas situações. Afinal, "Os Diálogos" foi algo realmente relevante. Concordo com meu amigo Led: Harry Potter é a maior diversão, mas como literatura é totalmente descartável.

Mas é muitíssimo divertido ver o puta estrago que ele é capaz de fazer em mentes fracas e ignorantes.

Aí, mil coisas!!!

:)))

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial