quinta-feira, dezembro 26, 2002

:: A coisa tá russa ::

Russos querem processar livros de Harry Potter por ataques à Igreja local

MOSCOU - O menino mago que arrebatou crianças no mundo todo com sua saga na escola de magia, na Rússia pode terminar nos tribunais. Sob a alegação que os livros de Harry Potter instigam a bruxaria e atacam a moral católica ortodoxa, religião praticada no país, o caso de Harry Potter foi parar na Justiça e está sendo estudado seriamente.

A ação foi impetrada por uma russa indignada com o que chama de malefícios do personagem de Jk Rowling e que garante que o segundo livro da série traz propaganda subliminar. Segundo Svetlana Petrenko, porta-voz da Promotoria de Moscou, os promotores estudam se a reclamação procede e se pode ser aplicada a lei que pune "incitação de inimizade étnica, racial ou religiosa" com até cinco anos de prisão, por ser um crime cometido por "um grupo organizado de pessoas". Na impossibilidade de sentar um personagem fictício no banco dos réus, a editora russa dos livros ingleses é que seria punida. Essa, por sua vez, alega que se trata de censura.

A invenção de JK Rowling que transformou sua vida de pobre em escritora milionária e criou uma mania mundial que move milhões na indústria do entretenimento, tem mesmo seus críticos. Nos Estados Unidos, pais de crianças andam assustadas com a força do personagem que, segundo eles, convence as crianças de que magia é religião. Informações da CNN.


Saiu hoje. É mole???

:)))

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial