segunda-feira, julho 18, 2005

:: Penúltimo ::

Cliquem nas capas e leiam a Cover Analysis feita pela site Veritaserum.



Por Mike Collett-White

LONDRES (Reuters) - "Harry Potter and the Half-Blood Prince", o penúltimo volume da saga do mago britânico, pode ser o livro mais rapidamente vendido da história. A rede britânica Waterstone's prevê que 10 milhões de cópias podem ter sido vendidas em todo o mundo durante as primeiras 24 horas nas prateleiras.

As primeiras contagens mostravam números absurdos. A rede britânica WH Smith registrou vendas de 13 livros por segundo em suas 391 lojas nas primeiras horas do sábado. A quinta aventura de Harry Potter vendeu oito cópias por segundo. O lançamento, um minuto depois da meia-noite na Grã-Bretanha, encerrou meses de estratégias para proteger o conteúdo do penúltimo capítulo da saga do mago-mirim.

Crianças fantasiadas de bruxas, de magos e de outros personagens da série invadiram as lojas. A autora, J.K. Rowling, leu trechos do livro em um castelo de Edimburgo e foi entrevistada por um jovem fã. Destacando a ansiedade com o livro, horas depois do lançamento, surgiram comentários na Internet, a maioria favoráveis.

"Com a conclusão dramática e violenta, este livro é de longe o mais misterioso e perturbador de Harry Potter", escreveu Indigo Ellis, de 12 anos, no Sunday Telegraph. "Talvez faça outras crianças de sete anos chorar. Mas é o melhor até agora".

Mas uma minoria criticou a obra de 607 páginas.

"É fraco e não muito bem editado - talvez um pouco menos criativo do que os anteriores", escreveu neste domingo Suzi Feay, editora de literatura do jornal britânico The Independent.

Robert McCrum escreveu no jornal Observer: "O tema dominante de HP6 é apresentar problemas para resolução em preparativo para o volume final, o HP7".

De olho em uma enorme oportunidade de marketing, as editoras lançaram duas versões do livro no sábado, uma para adultos e outra para crianças. Supermercados, lojas virtuais e livrarias entraram em uma guerra de descontos.

AUTORA "TEME" DIA DO FIM DA SÉRIE

A autora J.K. Rowling, 39, disse que já terminou o capítulo final do ultimo livro da série.

Owen Jones, 14, que ganhou uma competição para fazer uma rara entrevista com a escritora, perguntou a Rowling se ela estava ansiosa para terminar a série Harry Potter.

"Estou temendo isso de alguma maneira, porque eu amo escrever os livros e isso vai ser um profundo choque para mim, apesar de eu saber que isso ia acontecer nos últimos 15 anos", disse ela na entrevista televisionada.

Rowling tem sido comemorada por promover uma nova geração de jovens leitores. Os jornais britânicos prevêem que sua fortuna, já estimada em 1 bilhão de dólares, deva crescer mais 20 a 25 milhões de libras somente com o resultado do primeiro dia de vendas.

A trama do último episódio foi coberta de sigilo. Quando algumas cópias foram vendidas antes do prazo no Canadá, pediu-se aos compradores que não revelassem seu conteúdo e, de acordo com reportagens, que até mesmo não o lessem.

Rowling defendeu o segredo em torno do lançamento. "Eu acho preocupante e inquietante que alguns elementos sejam tão dispostos a sabotar, porque isso parece uma coisa tão miserável para se fazer", disse.

"Isto não tem a ver com dinheiro ou qualquer outra coisa além do prazer de ler."

Até sexta-feira, a série de Harry Potter havia vendido 270 milhões de cópias em todo o mundo. O que é consideravelmente menos do que o um bilhão conseguido pela falecida, mas fora de moda, Barbara Cartland.


:)))

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial