terça-feira, maio 27, 2003

O físico português João Magueijo é um sujeito muito foda ou muito pretencioso. Com Doutorado na conceituada Imperial College de Londres, resolveu abalar as estruturas da física moderna, colocando em dúvida um dos grandes paradigmas estabelecidos por ninguém menos do que Albert Einstein. E isso não é piada de português não!

Einstein, que formulou a teoria da relatividade e fundou as bases da física relativista (não confundir com a física quântica), permitindo o pequeno salto para o homem e o grande salto para a humanidade, considerava a velocidade da luz no vácuo como sendo constante e insuperável. Bom, as viagens espaciais foi a prova cabal de que o cara tinha razão, certo? Pois bem, o portuga aí de cima está conseguindo provar que o babado não é bem esse! De acordo com a sua teoria, descrita em seu livro “Mais rápido que a Luz”, a luz é capaz de variar sim, podendo ser mais rápida ou mais lenta, dependendo da sua idade e da região do cosmo aonde ela se encontra.

Isso significa que Einstein estava errado??? De certa forma, SIM!!! Mas, para região dos cosmos onde nos encontramos e o tempo em que a vida na Terra surgiu, qualquer variação na velocidade da luz poderia ser considerada desprezível. Mas então eu pergunto: e se existir uma maneira de induzir essa variação? E se um objeto pudesse ser lançado a essa velocidade? E, uma vez que isso é possível, como viajar a velocidade da luz e resistir aos seus efeitos?

Bom, deu pra entender aonde eu quero chega, certo? :)

E, por fim, a maior de todas as minhas dúvidas: será que estarei vivo pra contemplar essa maravilha da inventividade humana???

Bom, espero que bem antes disso os malucos tenham aperfeiçoado as técnicas de criogenia. Porque a dose de formol que eu tomo todo dia não tá adiantando muito não!

:)))

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial